8 de janeiro de 2017

Carapaus Fritos no Forno


Olá :)

Ele há sabores que fazem parte da nossa vida independentemente da frequência com que nos passam pelas papilas gustativas e de vez em quando temos que voltar a eles para dar de comer à gula.
No meu caso há muitos nesta secção ;) 

Deles fazem parte os carapaus fritos, e se forem "jaquinzinhos", melhor um pouco. 
Seja com arroz de tomate malandrinho, com caldo verde, com açorda, com salada de tomate, têm que vir esses carapauzinhos fritos!

Há algum tempo uma amiga disse-me que os fritava no forno obviando uma grande parte da gordura própria da fritura e que ficavam muito recomendáveis.
Embora tenha ficado meio desconfiada da eficácia do processo tive que testá-lo.

Não é que a coisa resulta? E resulta tão bem que recomendo aqui no blogue. Recomendo por 3 motivos:
  1. Ficam muito bons,
  2. Dão menos trabalho, particularmente se tivermos que fazer uma grande quantidade deles, ficam todos prontos ao mesmo tempo,
  3. Não há salpicos de fritura no fogão. 
 Venho depois a saber que esta é, na verdade, a forma como antigamente se faziam os carapaus "fritos". Noutros tempos em forno de lenha, mas era assim.




Ingredientes  (4 pessoas):

  • 1kg de carapaus pequenos sem tripas (amanhados)
  • 1 bom punhado de sal
  • farinha de trigo qb (aprox. 100g)
  • 2/3 de chávena de café de azeite
Preparação
  1. Lavar e escorrer os carapaus. Salpicá-los com o sal. Eventualmente arrancar-lhes a cabeça. (Se o forno for pequeno e consequentemente o tabuleiro do forno também, acomoda-se melhor esta quantidade de carapaus se lhes for tirada a cabeça);
  2. Ligar o forno a 200ºC;
  3. Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal;
  4. Secar os carapaus com papel de cozinha, retirar o excesso de sal. Empoá-los com farinha e colocá-los arrumados no tabuleiro. Verter o azeite em fio sobre as filas dos carapaus.
  5. Levar ao forno durante 5 a 7 minutos até estarem douradinhos(se os carapaus forem grandinhos convém deixá-los mais 10 minutos).

Ficam excelentes com um arroz malandrinho ;)
Mom



Sem comentários:

Enviar um comentário