30 de agosto de 2015

Carapaus Alimados e Cavalas também


Olá Mary & Mom,

ele há qualquer coisa no Verão que pede peixe fresco. Não sei se é por, na verdade, a história das nossas férias grandes se escrever, quase invariavelmente, junto à costa.
 Coloca-me este petisco na serra de Monchique ou em Silves, no dia em que mais comi em toda a minha vida - uma travessa cheia de carapauzinhos alimados com batata doce, quase até ficar sem respiração - e hoje, não sei por quê faz-me avistar a ria Formosa, as praias de Tavira, Olhão, águas quentes, algas nos pés...
 Os carapaus alimados são um prato tradicional algarvio, simples mas muito saboroso, que vai requerer apenas um pouco da vossa paciência no processo de "alimar", que é como que diz, de tirar a pele ao peixe. O resultado final paga todos os trabalhos.
 Hoje usei cavalas, mas o mais típico é com carapaus e há também quem faça com sardinhas.
 Agradecimentos especiais ao primo Gero que me ensinou o truque da água gelada para melhor alimar os carapaus.


Ingredientes:
  • cavalas e/ou carapaus pequenos, sem cabeça e sem tripa
  • alho 
  • salsa
  • azeite 
  • vinagre
  • sal grosso

Modo de Fazer:

1) De véspera amanham-se os carapaus e/ou as cavalas, retirando-lhes a cabeça e as tripas. Arrumam-se direitinhos num recipiente cobrindo-se com uma quantidade generosa de sal. Ficam assim durante cerca de 24h. A este precesso chama-se a salmoura.

2) Lava-se o peixe com água corrente para remover o excesso de sal e coze-se durante alguns minutos numa panela com água fervente. Para verificar se o peixe está cozido pega-se pela cauda. Se a cauda se soltar facilmente é sinal que o peixe está cozido.

3) Mergulha-se então o peixe cozido numa tina de água gelada (se necessário juntem-lhe alguns cubos de gelo) e alima-se, isto é, remove-se-lhe a pele. A transferência da água quente para a água fria ajuda neste processo.

4) Se os peixes forem grandinhos sugiro que os abram em 2 partes como se fossem filetes ou os desmanchem em lascas, se forem bem miúdos podem deixar inteiros. Disponham-nos então numa travessa e temperem-nos com o alho laminado fino, a salsa picadinha, e uma quantidade generosa de azeite e vinagre.

 Este petisco pode ir à mesa acompanhado por umas batatinhas novas cozidas ou com batata doce, cozida ou assada. Eu, pessoalmente, prefiro com batata doce, como se apresenta na Costa Vicentina.
Bom apetite,
Sophia.

Webgrafia:

1) http://saborescomtempo.blogspot.pt/2013/10/carapaus-alimados.html

2 comentários:

  1. Eu sou algarvia mas sempre torci o nariz aos carapaus alimados, até que este Verão resolvi experimentar e adorei! Que idiotice nunca ter comido antes :P
    Esses têm muito bom aspecto ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Candy Love.
      Na verdade trata-se de uma coisa tão simples que até pode parecer desengraçada. Nada mais errado. E o contraste da batata doce com a força do vinagre, do peixe e do alho... huumm! :)

      Beijinhos,
      Sophia.

      Eliminar