27 de março de 2015

Bolo de Bolacha com creme de mel e alfarroba

Olá Mary & Mom,

bolo de bolacha é uma daquelas coisas que todos adoramos cá em casa e que se fazem desde sempre. É uma sobremesa rápida e bastante simples, além de deliciosa, mas nada saudável.
 Ao longo do tempo tenho vindo a fazer várias experiências e alterações à receita base, algumas mais bem sucedidas que outras. Posso adiantar-vos que as minhas tentativas de a tornar mais light têm sido as menos bem sucedidas... antes que caiam na tentação ponham de lado a manteiga magra e os adoçantes em pó.
 Esta experiência, apesar de altamente calórica, foi muito bem aceite por miúdos e graúdos. A bolacha maria integral já entra sempre no lugar da clássica, o papel de edulcorante ficou repartido entre o açúcar amarelo e o mel e em vez da tradicional manteiga (que já não posso comer devido a uma recentemente descoberta intolerância à lactose) um creme ligeiro, 100% vegetal. A brilhar no prato, a farinha de alfarroba, deu um toque simplesmente maravilhoso e diferente ao nosso bolo de bolacha.
 Ainda assim, para saborear apenas em dias de festa e com moderação.


Ingredientes:
  • 5 colheres de sopa de margarina vegetal ligeira (ou manteiga, mas neste caso não deve ser ligeira ou magra)
  • 5 colheres de sopa de açúcar amarelo
  • 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba (poderá ser substituída por chocolate ou cacau em pó, se não conseguirem arranjá-la)
  • 1 colher de sopa de mel
  • cerca de 100 mL de café
  • 1 pacote de bolacha maria integral
  • canela q.b.

Modo de Fazer:

1) Numa tigela bate-se o açúcar e a margarina ou a manteiga (conforme a vossa preferência) até formar um creme.

2) Adiciona-se-lhe o mel e a farinha de alfarroba e mexe-se.

3) Demolham-se as bolachas no café durante 3 ou 4 segundos e dispõem-se numa travessa ou torteira em camadas e entre cada camada espalha-se uma camada de creme de alfarroba.

4) Procede-se assim até acabar o pacote de bolachas. Com o creme que restar barra-se toda a superfície do bolo.

5) Polvilha-se com canela.

Bom apetite.


Sem comentários:

Enviar um comentário