9 de maio de 2014

Bombons de Figo e Barrinhas mediterrânicas


Olá Mary & Mom,

anda difícil escrever-vos, ultimamente. Entre uma casa cheia de crianças e tantos outros afazeres, as experiências na cozinha não me têm ocupado o tempo que desejaria, mas cá estou para vos mostrar uma daquelas que valeu realmente a pena.
 Um dia destes - já não sei se encalhei por acaso ou se alguém me apresentou - encontrei um blogue muito, muito bom com óptimas receitas vegetarianas e com não menos óptimos conselhos sobre nutrição e alimentação vegetariana. Precioso para quem quer dar os primeiros passos no mundo da alimentação vegetariana e para mim, que deixei de comer carne há quase 20 anos, foi amor à primeira garfada. Convido-vos a uma visita ao Compassionate Cuisine.
 Serve esta introdução para vos apresentar a fonte da minha inspiração para esta receita.
 Comecei por fazer a receita quase integralmente igual à original, substituindo apenas os mirtilos por uvas passas porque verifiquei imediatamente que não os tinha na despensa. Acontece que quando comecei a adicionar as tâmaras apercebi-me que não só não tinha tâmaras suficientes como também que não tinha cacau que chegasse.
Bem sei o que estão a pensar: "uau, que desorganizada!". Experimentem cozinhar com um olho na comida, outro no computador e o poder da mente num bebé de meses a protestar com o som da picadora...
 Cheguei ao fim com duas receitas de barrinhas: a original (mais ou menos) e uma com um cheirinho a Algarve/Mar Mediterrâneo. Boas, boas, boas. Há horas de sorte.
 Como são muito gulosas podem perfeitamente moldar bolinhas com a massa obtida e servir como bombons para acompanhar o café, quando tiverem visitas.
 Aqui vos deixo a receita modificada, adaptada por mim. Para consultarem a receita original de "Barritas de Chocolate e Amêndoa" podem seguir o link indicado na webgrafia, abaixo.



Ingredientes:

  • 10 figos secos (removam a parte dura do pé)
  • 3 ou 4 tâmaras descaroçadas (facultativas no caso de querem moldar bombons, mas imprescindíveis no caso de quererem fazer barrinhas)
  • 4 colheres de sopa bem cheias de passas de uva
  • 1 ou 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
  • meia chávena de amêndoas peladas (pelei as minhas amêndoas, mas julgo que também resultará se usarem amêndoas com a pele)
  • 1/4 de chávena de flocos de aveia integrais

Modo de Fazer:

1) Colocar todos os ingredientes na picadora, à excepção dos figos e das tâmaras e picar.
2) Adicionar os figos e as tâmaras um a um, para não sobrecarregar a picadora.
3) Moldar bolinhas, caso se pretendam obter bombons e dispor em "copinhos" de papel.
4) Para moldar barrinhas para levar na mala e trincar em qualquer ocasião, envolver numa quantidade generosa de película, apertar bem a massa e levar meia hora a uma hora ao frigorífico.


5) Esticar a massa envolvida na película com o rolo da massa, cortar em barrinhas de aproximadamente 8 mm de altura e envolver em papel vegetal.

As barrinhas devem conservar-se no frigorífico e podem levar-se na mala para comer em qualquer ocasião.


Bom apetite, 
Sophia.

Webgrafia:

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Márcia! E obrigada sobretudo pela inspiração. ;)
      Bjinhos,
      Sophia.

      Eliminar