19 de maio de 2014

Alcachofras com maionese de gengibre e limão


Olá Mary & Mom,

há coisa de 2 ou 3 semanas atrás vinham no nosso cabaz semanal de hortaliças biológicas À Mão de Semear umas lindas alcachofras, verdinhas a puxar para o arroxeado.
 Eu nunca tinha cozinhado alcachofras na vida e o único contacto que tive com elas foi com os corações de alcachofra enlatados que fazem parte da composição de algumas pizzas.
 Recentemente as alcachofras têm-se tornado conhecidas no mundo dos suplementos alimentares e fitoterapia não só como estimulantes da função hepática como, em consequência disso, dos seus efeitos ao nível das dietas de emagrecimento e obstipação, com resultados surpreendentes.
 Quando vi que estavam disponíveis no nosso cabaz fiquei toda contente e tratei logo de investigar sobre o modo de as trabalhar.
 Na webgrafia, no final da página podem encontrar alguns vídeos que ilustram bem como se podem preparar as alcachofras.
 Acontece então que comer alcachofras é uma grande trabalheira, mas uma trabalheira que vale a pena.
 Depois de toda a alcachofra arranjada e cozinhada (uma simples cozedura) e tendo pronto um molhinho saboroso que as enalteça sem tapar o seu sabor suave, começa-se por retirar as suas folhas verdes, uma a uma, molhar a face interna no molho e raspar com os dentes a parte carnuda do bordo. Por fim, quando se debicaram todas as folhas resta uma espécie de cálice coberto com uma camada de pétalas (ou algo semelhante) que são muito fibrosas e não se comem. Removem-se as ditas pétalas com uma faca ou uma colher e fica-se com os corações das alcachofras. Estes corações são macios e saborosos e podem comer-se com o mesmo molho que prepararam para as pétalas ou podem reservar-se e guardar-se para outros cozinhados.


Ingredientes:


  • 2 alcachofras
  • 5 colheres de sopa de maionese (podem fazer a vossa própria maionese em casa, na alínea 4 da webgrafia encontram uma receita de maionese sem ovos)
  • 1 colher de café de gengibre ralado
  • sumo de meio limão


Modo de Fazer:


1) Lavam-se as alcachofras e removem-se as folhas mais pequenas que se encontram na parte de baixo, junto ao caule.


2) Com uma faca ou com uma tesoura de cozinha remove-se a parte superior, bicuda das folhas.

3) Cozem-se na panela de pressão durante cerca de 20 minutos.


 4) Enquanto as alcachofras cozem podem preparar a vossa maionese: descasquem um pouco de gengibre e ralem com um ralador fino, acrescentem-lhe o sumo de limão e a maionese e mexam bem com uma colher.

 Na altura de servir apresentem as vossas alcachofras inteiras num prato e o molho numa taça ao lado para que os vossos convidados possam ir removendo as folhas e molhando na maionese.

 Primeiro estranha-se e depois entranha-se.
 Bom apetite,
Sophia.

 Webgrafia:

1) http://youtu.be/Fwk3msBrqzM
2) http://youtu.be/jFcuSiOC9us
3) http://youtu.be/9KHNloTMJSE
4) http://vidagrande.wordpress.com/tag/maiosese-sem-ovos/

2 comentários:

  1. Eu adoro, infelizmente é muito dificil arranjar alcachofras de jeito. essas são lindíssimas e com ar fresco, ao contrário das que costumo ver no supermercado que estão murchas e são tão pequeninas que não têm nada de jeito para comer.
    bom apetite

    ResponderEliminar
  2. Olá Su.
    Foi realmente uma boa estreia. As nossas são biológicas e vindas directamente da horta (daí o aspecto fresco). Foram compradas aqui: https://www.facebook.com/amao.desemear?fref=ts
    Beijinhos,
    Sophia.

    ResponderEliminar