3 de maio de 2013

Bolo da Ana Bolena e Glacé de Limão

Olá Mary & Mom,

aqui há uns tempos atrás, talvez há um ano, estava eu em casa doente e sarapintada, debaixo das mantas a ver os programas de televisão da manhã - e digo-vos isto porque eu jamais vejo televisão de manhã, até porque o normal é estar a trabalhar e tenho que evidenciar a coincidência - quando na Sic Notícias começa uma pequena rubrica sobre páginas de interesse na Internet.

 Ora, sendo eu já na altura co-autora de um blogue apurei o ouvido para dar conta das escolhas da jornalista. Entre muitas outras a jornalista fala de um blogue de culinária de origem brasileira, blá, blá, blá... o que é facto é que a descrição me aguçou a curiosidade e me levou a ser visitante assídua desta página deliciosa que combina boa comida, boa música, boa vida, literatura e uma escrita que prende o leitor. Este blogue é a Conversa Temperada.

 Há horas felizes e há coincidências felizes e eu não podia deixar de vos apresentar esta cozinha e a sua cozinheira Ana Bolena.

 Entre outras receitas da sua página eu experimentei esta em casa, que dá um rico bolo, muito aromático e saboroso, mas como copiar é muito feio e eu queria mesmo era apresentar-vos aqui esta nossa "amiga virtual" vou-vos dar só um cheirinho da receita e o resto vão buscar à página original, ok?

 Ensino-vos hoje a fazer um glacé para cobrir o bolo que lhe assenta muito bem.
Aqui fica. Sei que vão gostar.

Ingredientes:

Para o Bolo:
  • 1 chávena e meia de farinha de trigo
  • meia chávena de farinha maisena
  • 1 chávena e meia de açúcar (usei do amarelo)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • meia chávena de óleo (usei azeite)
  • 1 iogurte natural
  • 3 ovos
  • 1 colher de sobremesa de sementes de coentros (usei em pó)
  • 1 colher de sobremesa de sementes de erva doce (usei em pó)
  • 1 colher de sopa de sementes de sésamo

Para o Glacé:
  • 155g de açúcar em pó
  • 30g de manteiga
  • raspa de limão q.b.
  • água morna q.b.

Modo de Fazer:
Aqui entra a batota. É que para fazerem esta receita vão ter que visitar o blogue da nossa amiga Ana Bolena, a Conversa Temperada. É só seguirem este link: 


Ainda assim deixo-vos umas fotos de como correu a preparação do nosso bolo.





Para preparar o glacé de limão:

1) Raspa-se a casca de um limão e mistura-se com o açúcar.

2) Acrescenta-se a manteiga meio derretida e mistura-se bem.
3) Acrescenta-se então água morna a pouco e pouco de modo a formar uma pasta que se consiga espalhar sobre o bolo.
4) Depois de desenformado o bolo espalha-se esta pasta por cima e a toda a sua volta, tornando o bolo mais brilhante e incrivelmente guloso.


Posso assegurar-vos que ficou surpreendente e delicioso.
Bom apetite,
Sophia.



Bibliografia:
1)  PICKERING, Maggie, et al, O livro essencial da cozinha vegetariana, Murdoch Books, 1ªed, 2009, pág. 275.
Webgrafia:
1) http://conversatemperada.com/2012/10/23/bolo-de-sementes-perfumadas-e-santiago-de-compostela-com-3-sacos-de-cimento-nas-costas/

5 comentários:

  1. Sophia! Ah, que alegria me deu ler seu post hoje! Sabe que no barco eu não conseguia acessar a página dos blogues no celular, nem a sua, nem a minha... e estava curiosíssima para ver a "homenagem" aqui desde sexta-feira! A vida tem dessas mágicas que fazem pessoas se conectarem como se já se conhecessem mesmo estando com um mar inteiro a separá-las, não é mesmo? Gostei muito de ler tudinho e muito obrigada pelas indicações do meu blog, pelos comentários no Conversa Temperada, pelo carinho e pela amizade! Um dia ainda nos encontramos pessoalmente porque ando doida de saudades de Portugal e quero muito voltar!

    Um beijo grande

    Ana Bolena

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Bolena!
    Eu calculei isso e reparei que estavas bastante atarefada por lá. :)
    Gostei tanto do bolinho que achei que era uma boa oportunidade para o mostrar e contar esta história.
    Tinha graça um encontro desses, ou em Lisboa ou quem sabe no Brasil. Ando cheia de vontade de fazer essa viagem.
    Beijinhos grandes,
    Sophia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola esta receita é de costa rica?

      Eliminar
    2. *da costa rica

      Eliminar
    3. Olá.
      Esta receita é de um blogue brasileiro chamado Conversa Temperada que sigo. Desconheço a fonte de inspiração, mas não há como visitar a página original e perguntar directamente à sua autora.
      Aqui vai o link: http://conversatemperada.com/2012/10/23/bolo-de-sementes-perfumadas-e-santiago-de-compostela-com-3-sacos-de-cimento-nas-costas/

      Eliminar