16 de abril de 2013

Agricultura de quintal e a chegada da Primavera


Olá Mary & Mom,

o Inverno é uma altura algo decepcionante para quem como eu gosta da vida ao ar livre e no quintal.
 Quase todas as plantas começam a amarelar e a secar. Algumas não sobrevivem outras apenas adormecem.


 No meu quintal só mantêm o viço o jasmim amarelo, que perde quase todas as folhas, mas bem no pico do Inverno desata a florir e deixa tudo coberto de florinhas amarelas e o aloé, que permanece todo o ano firme e hirto desde que não o aborreçam muito.



Quando chega a Primavera, que este ano parecia vir atrasada, há alguma coisa na Terra, nas plantas, que adivinha a sua chegada e de repente começam a encontrar-se nas plantas mais secas e encarquilhadas pequenos brotos a anunciar vida e verde.


 A minha hortense, que parecia ter falecido por completo foi a primeira a dar as boas-vindas à Primavera.
 De seguida o cebolinho, que também estava seco, sequinho, e eis senão quando começou a esverdear, a crescer, a despontar e já está pronto a ir para a panela e a temperar uma Carbonara de Salmão.







A hortelã e a sua prima menta-chocolate passaram um Inverno terrível. Secaram completamente a dar ares de quem já não voltava a este quintal.

 Este fim-de-semana já a menta-chocolate cobria toda a floreira e a prima já começou também a despontar. Mais uns dias e já dá para o chá e para o Cozido de Grão.




Também me aconteceu outra coisa curiosa: o ano passado arranjei uns germinadores de sementes de salsa e coentros. Os coentros ficaram todos bonitos e duraram toda a estação quente mas a salsa nunca deu um ar da sua graça. Este ano, à saída do Inverno começaram a nascer umas folhinhas muito verdinhas e frisadas noutro vaso, cheias de força, e não é que era a minha salsa de folha frisada?! Já lhe arranjei um vaso próprio e já está pronta para me abrilhantar o Bacalhau à Brás.







 Aproveitei para pôr umas novidades na terra. Ganhei umas sementes de chiles jalapeños, habaneros e chiles pasilla, e de tomate verde, que me trouxe a minha amiga Rita do México. A ver se este Verão as uso nuns Tacos al Pastor.








 Entra-me uma alegria na Primavera... :)

Bjs Sophia.








Sem comentários:

Enviar um comentário