1 de dezembro de 2012

Batatas Assadas a Murro




Hi Mary & Sophia,

Durante muito tempo na minha vida não me atrevi a fazer batatas assadas no forno para acompanhar um polvo ou um bacalhau.
Achava eu que, antes de as meter no forno, tinha que as cozer ou "entalar" ou ... enfim uma grande palermice.

Um dia, um daqueles amigos que aprendem a cozinhar ao mesmo tempo que nós e não têm problemas em fazer experiências, deu-me o empurrão que me faltava e a partir daí as batatas assadas, no caso destas a murro, numa mais faltaram na nossa cozinha para acompanhar muito bem acompanhados alguns pratos de que tanto gostamos no inverno, no verão e neste caso o Bacalhau, que a Sophia fez, De Outono ;P
 Pois bem vamos aos ingredientes:
  • 1k de batatas médias ou pequenas
  • 3 dentes de alho partidos aos palitos
  • 1 raminho de salsa ou coentros ou alecrim ou manjerona
  • sal e pimenta qb
  • 1dl de azeite bom


Como é que as fazemos:
  1. Lavo as batatas 
  2.  Coloco-as ainda húmidas num recipiente de ir ao forno levemente salpicadas com sal e pimenta
  3. Vão ao forno a 180ºC durante 40 minutos (o tempo varia em função do tamanho das batatas, por isso devemos abrir o forno passada meia hora e tentar espetar um palito ou um garfo numa batata e só se o conseguirmos sem esforço é que podemos tirar as batatas)


4. Sobre uma superfície firme coloco um pano e sobre ele as batatas saídinhas do forno


5. Cubro com outro pano e dou um murro em cada batata para a fazer rebentar (não precisa ser com muita força, eu exagero sempre ..)


6. Por fim volto a colocar as batatas num recipiente e espeto um palito de alho em cada uma, bem como um pézinho de erva aromática e rego com o azeite.

7. That's all folks

Bom apetite,

Love
Mom


Sem comentários:

Enviar um comentário