1 de julho de 2012

Salame de Chocolate

Olá Sophia & Mom! :)
Não tenho sido, até agora, muito activa na partilha de receitas aqui no blogue, mas hoje, pela primeira vez, trago-vos uma receita que eu gosto muito!! Bem... eu, e toda a gente ;) Salame de Chocolate! É muito bom para comer em qualquer altura do ano, mas agora no Verão sabe muito bem acabado de sair do frigorífico! Sei que vai um pouco contra o nosso lema "Happy and Healthy Food", mas um pouco de gulodice de vez em quando não há-de fazer mal a ninguém. A receita é muito, muito simples, e o resultado é muito, MUITO bom!

São necessários:
  • 250g de bolacha "Maria";
  • 250g de açúcar (branco ou amarelo, o que preferirem);
  • 250g de chocolate em pó (cacau é mais saudável, mas dá também um sabor mais amargo ao salame);
  • Entre 200 a 250g de manteiga;
  • 4 gemas de ovo.

Sugestão: Não deitem as claras do ovo fora! Têm bastante proteína e pouca gordura. Aproveitem-nas para outra coisa qualquer!

Então faz-se assim:

Juntam-se as 4 gemas ao açúcar, e mexe-se até ficar homogéneo. Amolece-se a manteiga no microondas ou em banho-maria e junta-se também à mistura. Mistura-se tudo até ficar homogéneo e junta-se o chocolate. Atenção: o chocolate é um pó muito fininho que voa com muita facilidade e suja tudo! Deitem o chocolate aos poucos e vão misturando tudo. À parte desta mistura, partem-se as bolachas em pedaços relativamente pequenos.



Juntam-se as duas partes, as bolachas partidas e a mistura de chocolate, de forma que as bolachas fiquem bem distribuídas no chocolate. Não faz mal usarem as mãos aqui, pois torna-se um bocado difícil misturar tudo com uma colher de pau, mas lavem-nas bem! (e quando acabarem, lambam os dedos :D )
Em cima de uma folha de papel de alumínio ou de papel vegetal (caso prefiram desenrolar o salame posteriormente, é mais fácil se se usar papel vegetal), ao comprido, põem-se 'pedaços' da mistura, como se vê na imagem.


Enrola-se o papel à volta da massa e aperta-se para lhe dar uma forma cilíndrica. Mete-se o 'embrulho' no frigorífico e espera-se que solidifique. Depois é só desenrolar e pôr numa torteira.



Aqui está o resultado! Como podem ver, ficou tão bom que foi impossível manter a minha sobrinhita gulosa afastada do salame para a foto!

Uma sugestão para sobremesa: Acompanhem o salame com morangos!

Bom apetite! Beijinhos,

Mary.

4 comentários:

  1. Sister Maaaary! Uhu! Benvinda ;)
    Achei muito positivo o comentário sobre as claras. Devíamos agora publicar algumas receitas como por exemplo a de bolo de prata para ajudar as pessoas a utilizar as claras que sobram.
    Aproveito para relembrar que já cá temos a receita de gelado de iogurte com compota de framboesas que é uma boa ajuda para despachar claras.
    Bjs Sophia

    ResponderEliminar
  2. Esta mão pequenina é da nossa futura sócia no blogue! Assim espero :)
    Mom

    ResponderEliminar
  3. Eu amo isto! Eu sempre faço também isto para minhas crianças! yum...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Silvia :)
      Thanks for your visit. You're welcome.

      Mom

      Eliminar