11 de junho de 2012

Gelado de iogurte com compota de framboesas

 
Olá Mary & Mom!

 A receita original de gelado de iogurte ensinou-me a minha sogra, que também tem muito dedo para as artes da cozinha. Sabem que, como vamos muito poucas vezes aos Açores, quando lá vamos temos sempre direito a "mimos" extra: há sempre um petisco especial, um docinho para a sobremesa...
 No outro dia apeteceu-nos matar saudades dos docinhos da D. Benvinda e decidimos fazer uma versão ligeiramente modificada do gelado de iogurte, mas que saiu muito bem.
 Aqui fica então a nossa versão:

Para a compota:
  • 125g de framboesas frescas (já se encontram à venda em quase todos os supermercado, e de produção nacional!)
  • 125g de açúcar amarelo
Para o gelado:
  • 2 pacotes de natas
  • 3 iogurtes naturais magros (usem normais, se quiserem, mas nós achámos que já ia gordura suficiente nas natas)
  • 1 chávena de açúcar (mais uma vez usámos do amarelo)
  • 3 claras de ovo

 Levem as framboesas e o açúcar ao lume e vão mexendo de vez em quando para não colar ao tacho. Lume brando.
 Enquanto a compota está ao lume podem ir preparando o gelado. Batam então as natas. Quando estiverem firmes juntem-lhe metade do açúcar e voltem a bater.
 Noutro recipiente batam as claras em castelo e juntem-lhes a outra metade do açúcar e voltem a bater para misturar bem. Juntem os dois preparados e envolvam suavemente. Adicionem os iogurtes.
 Quando as framboesas estiverem desfeitas e bem misturadas com o açúcar (com ar de compota), tirem do lume e misturem com o preparado do gelado.
 Vai ao congelador.
 Claro que se tiverem uma máquina de gelados tanto melhor. Usem-na de acordo com as instruções do fabricante, pois o gelado ficará muito mais cremoso. Se não tiverem também não tenham pena, tenham só o cuidado de tranferir o gelado do congelador para o frigorífico cerca de meia hora antes de o irem comer.
 Bom apetite.
 Beijinhos Sophia

3 comentários:

  1. Olá, que bela sugestão para os dias quentes!
    Como me posso tornar seguidora do vosso blog?

    Beijinhos
    Ângela
    http://aventurasnacozinhadaangela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá Ângela :)
    Ainda bem que gostaste!
    Essa é uma boa pergunta, uma vez que ainda estamos um bocadinho verdes nisto dos blogues... Será carregando aqui em baixo em "subscrever por e-mail"?

    ResponderEliminar
  3. Bem, acho que já resolvemos esta questão: experimenta no canto superior direito em "Sigam-nos!". Se não resultar diz alguma coisa.
    Bjinhos

    ResponderEliminar